quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Darwinianas...

"Meu Deus, como serei feliz quando esta teoria tiver acabado e eu, enfim, puder descansar." (em carta enviada ao botânico e amigo John Dalton Hooker no dia 23 de janeiro de 1859, em alusão à teoria da evolução)... Nasce o "pelamordedeus, essa tese não vai acabar nunca!"

"A impossibilidade de concebermos o universo tão grande e maravilhoso, como realmente o é, me parece o argumento principal para a existência de Deus." (sobre a existência de Deus, em resposta à carta do topógrafo holandês Nicolaas Dirk Doedes, 2 de abril de 1873)... O que dizer?

Impressões Tupiniquins... Veja o que o patrono da Teoria da Evolução tem a dizer sobre o Brasil...

- ...A começar pelo Carnaval. Em Salvador, quando viu os foliões tomar as ruas e atirar bolas de cera cheias de água uns nos outros, achou por bem recolher-se à tranqüilidade civilizada do Beagle.

- Antes da viagem, criticou em seu diário a demora das autoridades brasileiras em lhe conceder os documentos necessários para viajar com cavalos.

- Fez anotações sobre a "falta de educação" dos brasileiros e a forma como a Justiça era feita no país. "Se um crime, não importa quão grave seja, é cometido por um homem rico, ele logo estará em liberdade. Todo mundo pode ser subornado"

- Certo dia, inadvertidamente, foi protagonista de um episódio dramático. Um escravo conduzia a balsa na qual ele fazia uma travessia de rio. Tentando se comunicar com ele para lhe dar instruções, Darwin começou a gesticular e a falar alto. A certa altura, sem querer, esbarrou a mão no rosto do negro. Este imediatamente baixou as mãos e a cabeça, colocando-se na posição que estava habituado a assumir para ser punido fisicamente. "Que eu jamais visite de novo uma nação escravocrata", anotou ele ao deixar a costa brasileira.

Nenhum comentário: